História Da Educação

A história da educação se cinge-se à divisão das idades do homem. No começo da Idade Antiga, há que situar as concepções e práticas educativas das culturas indiana, chinesa, egípcia e hebraica. Durante o primeiro milênio a.C. se desenvolvem as diferentes paideias gregas . O fim do Império romano do Ocidente (476) marca o fim do universo velho e o começo da Idade Média. Fixa o fim dessa época, a queda de Constantinopla em 1453. O cristianismo, nascido e espalhado por todo o Império romano, assume a tarefa de preservar o legado clássico, peneiração, filtrado pela doutrina cristã.
Na educação Contemporânea nasceram os atuais sistemas educacionais, organizados e controlados pelo Estado. É necessário achar em seu contexto histórico, religioso e cultural, os conceitos de educação, conteúdos e agentes educativos da antiga civilização da Índia.
Esta se inicia com a emigração dos povos arianos desde as estepes da Ásia central, às margens dos rios Indo e Ganges, cerca de 2000 a. A religião hindu permeia a educação. A partir das variantes literatura védica e bramânicos trazidas pelos povos arianos, as novidades que trouxeram o budismo e o jainismo, surgidos no século VI a.
C. O mestre, o guru, instrui, inicia e guia o discípulo em sua criação espiritual. Só podem aceder ao ensino do guru dos participantes das três classes superiores -os servos ou sudras, assim como os párias ficam fora-. O discípulo, sisya, deve agregar, além da condição social, outras qualidades físicas, mentais, morais e espirituais. Com a cerimônia do “Upunayana” inicia os estudos; simboliza o nascimento espiritual do aluno, que recebe de teu guru um mantra ou fórmula sagrada. Durante anos a buscar o discernimento por intermédio da verdade que lhe transmite o mestre, ser dedicado à reflexão e à meditação sadhana. Os conteúdos que são estudados provêm de um duplo cânone literário, um em língua sânscrita, o védico, e outro em língua pali, o budista.
- Umidificador de ar frio em seu quarto
- As abordagens horizontais, extensivos
- Desenvolver uma marca pessoal inesquecível
- Luisplazas (conversa) 20:07 vinte jun 2017 (UTC)
O primeiro é formado pelos livros sagrados chamados “sruti”: os Vedas, Brahmanas, Aranyakas e Upanishads; seguem-se-lhes os “smriti” que tratam de assuntos de astronomia, gramática, matemática, história e certo; todos eles em maneira de aforismos, provérbios e máximas sentenciales.
O propósito fundamental da educação é a libertação da ignorância, “moksa”. O aparecimento e a difusão do pensamento de Confúcio, no século VI a. C., divide a história da China em duas grandes etapas. A data preconfuciana, desde as origens da cultura asiática no século XV a. C., foi marcada por grandes dinastias Chang e Chou, como este o feudalismo, como infraestrutura social e política.