Jogos E Alterações De Imagem, o fundo Ou Maquiagem?
Este em dezembro passado, o PDECat apresentava, afinal, o seu novo logotipo e a imagem após cinco meses de vida, como geração política herdeira da Combinação e, depois de um concurso em que participaram 150 propostas. Em julho de 2015, após renovar e rejuvenescer o seu executiva, o PP apresentava uma modificação de imagem corporativa com um logotipo que, mantendo a tua característica albatroz -mais simples-, se diferenciava radicalmente do que havia mostrado durante os vinte anos anteriores.
São apenas 3 exemplos de modificações de imagem corporativa da política catalã e espanhola, que coincidem com uma fase turbulenta e de descrédito dos partidos tradicionais. Um momento de mudanças políticas está associada às modificações de imagem? “Em boa quota as transformações vinculam-se aos ciclos eleitorais.
Talvez o que muda é que já os ciclos estão se reduzindo, de modo que as transformações parecem mais normais”, salienta o professor de Intercomunicação Política, Pau Calha, quem, porém, diferença entre cada caso. No caso de Cidadãos, Calha sublinha que “é um partido novo que imediatamente surge um novo discurso, o que é um excelente momento pra mudar a imagem”.
Em todo o caso, os especialistas consultados consideram que qualquer reforma tem que ser o bastante justificado. Dessa forma, a posição de Daniel Ayuso, diretor criativo de Classe BCN, o estudo de barcelona que tem levado a cabo a identidade do PSC, PSOE e ICV. “Quando se muda a identidade, você está comentando para as pessoas o que ocorreu alguma coisa pela empresa, que é desigual em alguma coisa-defende-.
- 1 Unidade rítmica e gesto rítmico
- 1959 Carmen de Ronda
- Batom pela barra – Lancôme Smokey Rouge de longa duração, e com vitamina E. (Valor: Vinte e três €)
- Lindsey Blaufarb – coros, bailarina (2007-outubro de 2008)
Quando você muda a tua identidade, você está descrevendo para que pessoas tem passado alguma coisa novo pela organização. Não apenas pode mudar o logotipo, necessita de fato variar tudo. Ayuso defende perceber a identidade corporativa como qualquer coisa mais que um conjunto de elementos gráficos. “A identidade corporativa é a tradução do espírito de uma empresa -ou partido em elementos visuais. Vai e também um logotipo. Nos últimos anos, a maioria de partidos deram um passo à frente para fortalecer esses elementos de sua imagem. Existem tendências que reúnam essas alterações?
Alguns traços gerais. Por um lado, as linhas continuam tendendo a uma maior simplificação. Por outro, as cores do partido tendem a atenuarse e ganha força o branco, algo que lembra os logotipos dos partidos pra algumas empresas e que, além do mais, simboliza valores como transparência ou frescura.
No caso das linhas mais fácil, Ayuso acredita que essa é uma tendência geral. “Ou você é claro ou ir despercebido”, mantém o designer. Em sua posição, as identidades devem ser “sintéticas”. Primeiro, porque devem encaixar-se aos suportes muito diferentes.
E, segundo, pelo motivo de em tempos de tanta detalhes, “ser claro e direto é um valor”. “O logotipo necessita ser uma organização”, conclui. Bem como coincide com essa idéia Modesto Garcia. “Os partidos, somo cada empresa, procuram ser reconhecidos”, de modo que “há que montar marcas simples, legíveis em tamanhos mínimos, identificáveis nos avatares das mídias sociais e facilmente implementables em t-shirts ou canetas”, explica. “Se, também, tivermos em conta que vivemos em um mundo hipersaturado de marcas, é acessível apreender por que é tão apropriada esta simplicidade”.
Seus presentes diários eram tão certos como os amanheceres e seus crecidad eram quase divinas, sempre com a chegada da primavera. No entanto um dia ocorreu o impensável, e aconteceu o cosmológicamente impensável: Quase da noite pro dia, simplesmente, o Angra deixou de fluir. As fazendas, os barcos fluviais e as cidades foram abandonadas pelo rio, deixando seus vaus completamente secos.